Qualifica.recife.pe.gov.br 2017 Cursos Gratuitos e Profissionalizantes

Qualifica.recife.pe.gov.br 2017 Cursos Gratuitos e Profissionalizantes

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente está com inscrições abertas para o preenchimento de oportunidades em cursos profissionalizantes. São mais de 3 mil oportunidades em cursos que são distribuídas por 65 capacitações de graça nas áreas de Indústria, Higiene e Beleza, Construção Civil, Vestuário, Artes, Informática, Idiomas, Alimentação e Administração. Conheça mais sobre o  Qualifica.recife.pe.gov.br 2017 Cursos Gratuitos e Profissionalizantes!

Qualifica.recife.pe.gov.br 2017 Cursos Gratuitos e Profissionalizantes – Esse programa nasceu com o intuito único e exclusivo de ajudar quem precisa de uma melhor posição no mercado de trabalho. Quem está desempregado e quer se recolocar também pode fazer parte desse projeto. O Qualifica de Recife é voltado somente para moradores da cidade. A exigência de idade varia muito de acordo com o curso. O mesmo vale para o grau de escolaridade. No entanto, independente dos pré-requisitos, programas como esse estão fazendo a diferença para quem está precisando se recolocar no mercado de trabalho (Foto: Divulgação)

Qualifica.recife.pe.gov.br 2017 Cursos Gratuitos e Profissionalizantes: inscrições

As inscrições deverão ser feitas por meio do site http://qualifica.recife.pe.gov.br  no período correspondente no edital com as normas de inscrição.

Documentos necessários para inscrição

A documentação necessária para realizar a inscrição está descrita abaixo:

  1. Carteira de Identidade (RG);
  2. CPF próprio do candidato, independente da idade;
  3. Comprovante de escolaridade (Histórico Escolar, Declaração de matrícula para quem ainda está estudando ou Declaração de série cursada), quando exigido;
  4. Comprovante de Residência;
  5. 1 (uma) foto 3×4;
  6. Comprovante de Inscrição impresso na conclusão da inscrição;

É através da educação que esse País tem jeito! Quem aposta em estudar para estar em colocações melhores no mercado de trabalho pode até demorar para colher os frutos, mas um dia eles aparecem sim! Não deixe de prestar atenção nas oportunidades que o mercado de trabalho te dá, no entanto, veja também o que cada capacitação pode te ajudar. A cada curso que faz ligado a áreas de conhecimentos que usa no campo que escolheu atuar, mais portas se abrem e mais conhecimento é agregado. É muito complexo entender essa dinâmica, mas uma vez que entende saberá usar isso a seu favor. (Foto: Divulgação)

Quem pode fazer os cursos?

Os cursos do qualifica são ofertados somente aos moradores da cidade de Recife. Não podem fazer parte pessoas de outras cidades que estão de passagem por Recife. O programa tem como objetivo ajudar pessoas de baixa renda a terem capacitação profissional.

Com os cursos as pessoas conseguem ter mais chances de ingresso no mercado de trabalho. Quem faz as capacitações também consegue se destacar em uma entrevista de emprego e entrega de currículo. Os cursos podem te ajudar também a ter mais reconhecimento na área que já atua e por meio deles pode crescer no mercado de trabalho.

Se por acaso o primeiro processo de inscrição acontecer e as vagas não forem preenchidas novamente terá inscrição. O processo de seleção visa o preenchimento de todas as vagas até próximo ao dia que as aulas serão ministradas.

Para saber qual a listagem completa de cursos clique aqui.

Além de participar das aulas com toda atenção, para que o curso faça o sei papel com facilidade, recomendamos que a pessoa estude em casa. Sempre é possível buscar na internet materiais de apoio. leia sobre o tema abordado na sala de aula e leve questionamentos aos professores. Com isso toda a turma sai ganhando e mais conhecimento é adquirido. Os cursos de capacitação profissional sempre se completa quando você está atuando na prática. Muitas coisas na teoria funciona, mas quando a prática é necessária elas não se concretizam. Quem faz o curso ser de qualidade no final das contas é o estudante. Participar das aulas e respeitar o professor é essencial no processo de aprendizagem. Para mais informações sobre os cursos em Recife consulte o edital e veja os pré-requisitos, ale´m da lista de documentação para matrícula (Foto: Divulgação)

Porque se capacitar?

Em tempos tão complexos para conseguir emprego, ter diferencias no currículo ficou ainda mais necessário. Quem tem cursos profissionalizantes na área que deseja atuar consegue se destacar. Além disso, os cursos te colocam em contato com pessoas diferentes, que podem te ajudar a ter um leque maior de opções no mercado, te indicando para vagas futuramente.

Quem não estuda não consegue esse destaque todo e com isso acaba tendo problemas depois para se impor no mercado de trabalho. Além disso, cursos como esse oferecido em Recife só mostra que o mercado de trabalho está precisando cada vez mais de mão de obra capacitada.

Muitas empresas simplesmente não conseguem preencher o seu quadro de funcionários por conta da falta de mão de obra. Isso é bem comum de acontecer e se estiver preparado, quando a chance chegar você vai estar um passo a frente dos seus colegas.

Outro ponto positivo é que sempre antes de oferecer um curso um estudo do mercado local é feito. Isso porque é necessário entender a demanda do mercado local. Com isso, os cursos são mais certeiros e atendem as áreas de atuação que de fato as empresas tem interesse em fazer contratações. Em muitos casos a pessoa sai contratada do curso em questão e acaba conquistando um espaço cativo no mercado de trabalho local.

Para que cursos como esse ministrado em recife aconteça é necessário que empresas entrem como parceiras. Isso porque o Estado subsidia o pagamento dos professores, mas empresas que tem mão de obra qualifica para dar aulas e espaço aonde essas aulas possam ser ministradas precisam ser parceiras. Por isso é muito importante que instituições com Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) façam parte dessa iniciativa.

Para ter mais informações a respeito do processo de seleção de novos estudante em cursos de graça em Recife acesse:  http://qualifica.recife.pe.gov.br. Não esqueça de ver os pré-requisitos antes de efetivar a inscrição. Porque se a inscrição for feita e você não tiver o perfil será eliminado. Além disso, vai perder tempo com uma capacitação que não pode fazer em vez de avaliar as que estão no seu perfil de estudante.