PRONATEC SENAI 2018: Cursos Gratuitos, Inscrições, Vagas

PRONATEC SENAI 2018: Cursos Gratuitos, Inscrições, Vagas

PRONATEC SENAI 2018: Cursos Gratuitos, Inscrições,Vagas já estão disponíveis para candidatos de diferentes perfis, em diversos estados do Brasil. Os cursos são uma oportunidade que jovens e adultos encontram para conseguir uma qualificação profissional e ingressar em uma carreira no mercado de trabalho. São cursos profissionalizantes e técnicos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). As vagas são bastante concorridas e muitos candidatos já iniciam a busca pelo curso técnico no Pronatec Senai, com antecedência. Por isso, a seguir, separamos uma série de dicas e informações de como garantir uma vaga para o curso Senai e iniciar os estudos em 2018.

PRONATEC SENAI 2018 Cursos Gratuitos, Inscrições, Vagas. (Imagem: Divulgação)

PRONATEC SENAI 2018: Cursos Gratuitos, Inscrições, Vagas – Requisitos!

O cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego do governo federal são oferecidos, em parceria com o Senai. São cursos profissionalizantes na modalidade Bolsa-Formação, totalmente gratuito. Uma das novidades, a partir de 2018, é que candidatos do Ensino Médio serão beneficiados com a possibilidade de realizar cursos técnicos, fora das aulas regulares da rede pública de ensino.

Para fazer cadastro e concorrer às oportunidades do PRONATEC SENAI 2018: Cursos Gratuitos, Inscrições, Vagas é preciso preencher alguns pré-requisitos. Para fazer o cadastro no programa, primeiro o candidato deve optar pelo curso do ensino técnico e de qualificação profissional. Se a escolha for pelo curso técnico, o candidato deve:

  • –  Ter idade superior a 18 anos;
    – Estar cursando o ensino médio em rede pública, EJA, ou apresentar uma formação escolar;

Já se a sua escolha for pelos cursos de Qualificação Profissional, é necessário preencher um dos seguintes requisitos de perfis:

  • – Desempregados;
  • – Agricultores, silvicultores, aquicultores, extrativistas, pescadores e trabalhadores autônomos;- Indígenas e Quilombolas;
    – Cursar ensino médio em rede pública, EJA, ou apresentar uma formação escolar;
    – Pessoas com deficiência;
    – Beneficiário do Bolsa Família;
    – Reservistas das Forças Armadas;
    -Ter mais de 16 anos.

Cursos gratuitos Pronatec Senai: carga horária

Fique atento aos requisitos e prazos para a inscrição do Pronatec Senai 2018. (Imagem: Divulgação)

Os cursos técnicos e profissionalizantes do Senai possuem uma determinada carga horária. A seguir, confira mais detalhes sobre PRONATEC SENAI 2018: Cursos Gratuitos, Inscrições, Vagas.

Se você optar em cursar o Técnico do Senac, em parceria com o Pronatec, é preciso conferir a carga horária para cada modalidade.

No curso técnico Senai, por exemplo, a carga horária de estudos varia entre 800 a 1200 horas, sendo de 1 ano e meio e 2 anos de duração. Já no caso dos cursos profissionalizante, a carga horária de no mínimo 160 horas.

Cursos Pronatec Senai 2018

Para concorrer a uma vaga no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o candidato deve acessar a página de inscrição, na internet, do Mec (Ministério da Educação), pelo site: http://pronatec.mec.gov.br/inscricao/ Assim, é possível fazer uma busca detalhada dos cursos Pronatec Senai 2018 disponíveis no País. A consulta pode ser feita por Pesquisa de Vagas, por Estado, Município, Grau de Escolaridade, Instituição (Senai). O candidato ainda pode receber notificação de vagas dos cursos de interesse.

Entre os cursos Pronatec Senai disponíveis no Brasil destaque para:

  • – Almoxarife;
    – Automotiva;
    -Auxiliar administrativo;
    – Confeiteiro;
    – Construção naval;
    – Edificações;
    – Eletricista instalador predial;
    – Eletroeletrônica;
    – Energia GTD;
    – Gesseiro;
    – Gestão;
    – Instalador de refrigeração e climatização doméstica;
    – Mecatrônica;
    – Meio ambiente;
    – Padeiro;
    – Panificação;
    – Sistemas eletropneumáticos;
    – Técnico em alimentos;
    – Técnico em edificações;
    – Técnico em eletromecânica;
    – Técnico em eletrotécnica;
  • – Técnico em informática para internet…

Inscrições Pronatec SENAI 2018

O Senai oferece vagas pelo Pronatec todos os anos. (Imagem: Divulgação)

Depois de encontrar e selecionar o curo de interesse no PRONATEC SENAI 2018: Cursos Gratuitos, Inscrições, Vagas, as inscrições serão divulgadas de acordo com a data informada no site do programa.

Para isso, é importante que o candidato acesse o site do Pronatec, faça a busca detalhada acima e crie um cadastro. Agora, é só ficar atendo no site oficial sobre as novidades em PRONATEC SENAI 2018: Cursos Gratuitos, Inscrições, Vagas.