Pronatec Cursos Gratuitos à Distância - Saiba como fazer sua Inscrição Online!

Pronatec Cursos Gratuitos à Distância – Saiba como fazer sua Inscrição Online!

Não é segredo nenhum que o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) oferece qualificação a quem precisa. Foram abertas mais de 800 mil vagas por meio desse programa para cursos de qualificação profissional de qualidade à distância em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC).

Pronatec abre vagas em cursos à distância

Cursos Pronatec Online

A abertura dessas vagas é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e outros agentes parceiros do Pronatec. Tem preferência em fazer parte desses cursos as pessoas que estão inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e os beneficiários dos programas federais de transferência de renda, como por exemplo o Programa Bolsa Família.

A oferta desses cursos profissionalizantes faz parte de um dos eixos do Plano Progredir, que foi lançado no último dia 26, por meio do governo federal. Esses cursos tem como objetivo ajudar a população que faz parte do CadÚnico e os beneficiários do Bolsa Família a terem mais renda.

Por meio de um curso como esse a pessoa consegue ter acesso a mais oportunidades no mercado de trabalho. Desse modo fica mais simples adquirir uma renda maior e conseguir arcar com o sustento da família.

Modalidades dos Cursos EAD  Pronatec

No total foram oferecidas mais de 80 cursos de modalidades diferentes por meio desse projeto de aulas EAD. Existem vagas em cursos nas áreas da construção civil, administração, design, saúde, segurança, ambiental, idiomas, entre outros. As aulas serão ministradas por instituições privadas de ensino profissional e técnico que passaram a fazer parte do programa d maneira voluntária junto ao Ministério da Educação.

Segundo informações de Helber Ferreira, gerente do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), essas regras de dar primeiro chance a esse grupo de prioritários é uma norma do MEC:

“O público prioritário é composto por famílias de baixa renda, especificamente os inscritos no CadÚnico e beneficiários de programas de transferência de renda. Isso não impede que pessoas que não atendam o perfil de prioridade, não possam fazer a inscrição no Pronatec Voluntário, desde que atentem para o calendário de pré-matrículas dos não prioritários”, explicou.

Como fazer a pré-matrícula nos cursos EAD do Pronatec?

É possível fazer a pré-matrícula até o dia 22 de outubro, sendo que até 10 de outubro somente o público prioritário poderá fazer o cadastro. Para o pré-cadastro coloque seus dados na ficha liberada no site http://sistec.mec.gov.br/meu-cadastro.

Validação da matrícula nos cursos EAD do Pronatec

Para que o estudante faça a validação no curso o Sistec vai emitir uma “Carta de Encaminhamento” aonde deverá ter o endereço eletrônico para acesso à plataforma EAD através da web, além de outros dados necessárias para começar o curso.

E tudo isso vai ser validada na própria plataforma pelo próprio estudante mesmo, no período de 30 de outubro a 19 de novembro. Quem não fizer a validação fica de fora.