Previdência Social: Inss, Extratos Do Benefício

Previdência Social: Inss, Extratos Do Benefício

Previdência Social é a instituição do Governo Federal que coordena e distribui benefícios para as pessoas que pagam a contribuição para o órgão por conta ou que tem registro em carteira por meio da CLT.  Por causa da Previdência Social muitos brasileiros não ficam desamparados em casos que fogem do nosso controle. Quando a mulher fica grávida, por exemplo, a Previdência Social paga um benefício enquanto ela cuida do filho. Além disso, somente quem contribui com a Previdência tem direito de se aposentar.

Previdência Social: Inss, Extratos Do Benefício – Para economizar uma revisão no Inss está sendo feita. isso porque muitas pessoas recebem o benefício e não deveriam receber. Recentemente forma feitas 210.649 perícias com 168.396 benefícios cancelados por que possuem alguma irregularidade. No total, 530.191 benefícios de auxílio-doença serão revisados para ver se há irregularidades. A economia anual com esses benefícios irregulares cortados é até agora de R$ 2,7 bilhões. (Foto: Divulgação)

Previdência Social: Inss, Extratos Do Benefício

Para saber o que tem direito de receber é necessário emitir o Extrato de Pagamento da Previdência INSS. Esse documento comprova a renda dos beneficiários cadastrados na Previdência. Por meio desse sistema a pessoa consegue ver de forma detalhada todos os valores recebidos, as datas de saque e demais rendimentos previdenciários.

Para acessar esse documento é necessário acessar o site  meu.inss.gov.br. Através desse link você consegue ter em mãos o último extrato disponível para consulta. Para um extrato é preciso procurar pessoalmente uma agência da Previdência Social. Nessa unidade você vai ter acesso ao extrato impresso.

Previdência Social: Inss, Extratos Do Benefício – Se você tem dúvida com relação ao INSS e os valores previdenciários recomendamos que entre em contato por meio do telefone 135 (Foto: Divulgação)

Passo a passo para emitir o extrato pela internet

  1. Acesse o site inss.gov.br
  2. Acesse a opção “Fazer login”
  3. Uma senha provisória vai ser gerada e você precisa copiar ela e colar no campo indicado. Anote a senha para futuros acessos e depois a troque.

Em caso de dúvida ligue por 135.

Acessando o extratos da Previdência Social

Outra maneira de ter acesso ao extrato da Previdência Social é através dos extratos bancários. Isso porque a pessoa recebe por meio de um banco e com o cartão bancário e mão consegue ver esse extrato. Até por meio do Caixa Eletrônico você conseguirá acessar os seus dados sobre a Previdência Social.

Para ter acesso ao extrato da previdência do banco é só fazer como faz para emitir o extrato convencional. Indo a uma agência do seu banco com o cartão fazendo a consulta por meio de um caixa eletrônico ou sumindo diretamente no caixa de atendimento pessoal.

O extrato de pagamento do benefício do INSS com o valor novo, já com ajuste neste ano, já foi disponibilizado. Essas informações está disponível para os aposentados e pensionistas do INSS por meio do site da Previdência Social.

Os 22,5 milhões de pessoas seguradas que recebem da Previdência Social o piso nacional vai receber os seus rendimentos com uma correção de 11,6%. Os 9,9 milhões de segurados que recebem vencimentos maiores do piso vão ter acréscimo 11,28% nos vencimentos.

Para fazer o extrato, o cidadão precisa fazer o acesso ao site www.previdencia.gov.br e clicar no menu “Extrato de pagamento de benefício”, na parte esquerda da página.

Na segunda tela é necessário somente digitar o número do benefício. Lembramos que não pode colocar pontos ou barras nessa numeração se não dá erro. A sua data de nascimento, o nome e o CPF do beneficiário também não devem colocar pontuações. É necessário ainda fazer o preenchimento de um campo com a sequência de caracteres exibida no lado direito da tela.

O benefício do INSS pode salvar muitas famílias. Quem faz o pagamento do benefício consegue diferenciais se precisar se afastar do trabalho. O INSS é diferenciado nesse segmento, mas novas regras estão a caminho. Isso porque existem mais pessoas recebendo do que contribuindo e essa crise previdenciária pode afetar a todos muito em breve (Foto? Divulgação)

Benefícios por incapacidade do INSS

Conheça a seguir os benefícios de incapacidade alvo de revisões do INSS:

Auxílio-doença

Esse benefício é oferecido quando acontece uma incapacidade para a execução do trabalho totalmente e provisoriamente, ocasionado por algum tipo de doença ou acidente. O auxílio-doença é pago depois da perícia do INSS e 15 dias de afastamento do empregado.

Existem duas formas de auxílio-doença: normal ou acidentário.

Auxílio-doença comum:

  • É oferecido para todas as pessoas e isso inclui os trabalhadores do universo doméstico e autônomo;
  • No caso que não prevê estabilidade no trabalho;
  • A companhia não é obrigada a fazer um depósito do FGTS quando receber o benefício

Auxílio-doença acidentário:

  • Esse benefício é válido somente para os empregados vinculados a uma empresa
  • O benefício acidentário prevê estabilidade de 12 meses depois de retornar ao trabalho
  • Nesse caso a empresa é obrigada a fazer o depósito do FGTS durante o recebimento do benefício