FAETEC 2018 - Cursos Gratuitos Disponíveis

FAETEC 2018 – Cursos Gratuitos Disponíveis

A Fundação de Apoio à Escola Técnico FAETEC foi criada em 1997, está localizada na capital do Rio de Janeiro em Quintino Bocaiuva, Zona Norte da Cidade.

A FAETEC está com 2 mil vagas abertas para o Ensino Fundamental, Cursos Técnicos e de Nível Médio para alunos que desejam ingressar no Ensino Profissionalizante ainda no início desde ano, os interessados devem fazer inscrição no site oficial, até o dia 23 de fevereiro.

O processo seletivo deverá ser feito através de sorteio dos candidatos cadastrados no site, não haverá cobrança de taxa de inscrição e para concorrer a uma vaga o candidato deve ter o CPF próprio, a listagem do sorteio estará disponível no dia 7 de março no site da FAETEC e a convocação dos candidatos deverá respeitar a ordem do sorteio. As matrículas dos alunos contemplados deverão ser realizadas entre 12 e 16 de março das 9:00hs às 17:00hs, não serão aceitas matriculas de alunos que não estejam com todos os documentos solicitados.

 

Inscrições FAETEC 2018

As inscrições para os cursos da FAETEC 2018 devem ser feitas no site www.faetec.rj.gov.br, o processo seletivo será por sorteio dos candidatos inscritos, o sorteio será realizado apenas para cursos cujo o número de candidatos é maior do que as vagas disponíveis, caso o número de candidatos não for maior do que o número de vagas todos os inscritos estarão na lista de classificação que será publicada no dia 7 de março no site da FAETEC. Tenha sempre em mãos todos os documentos para a inscrição e matricula:

  • CPF ou Cadastro de Pessoa Física;
  • RG ou Carteira de Identidade;
  • Comprovante de Residência;
  • Certidão de Nascimento;
  • Comprovante de Escolaridade;
  • Diploma ou Declaração Escolar;
  • Histórico Escolar.

Cursos Gratuitos FAETEC 2018

A maioria das vagas oferecidas para cursos profissionalizantes FAETEC são para Cursos Técnicos de Formação Subsequente destinados a pessoas que já concluíram o Ensino Médio, são 1668 vagas oferecidas em cursos profissionalizantes de diversas áreas e polos da FAETEC.

Conheça os Cursos Profissionalizantes Com Vagas Abertas:

  • Edificações;
  • Informática;
  • Modelagem do Vestuário;
  • Administração;
  • Logística;
  • Cozinha;
  • Automação Industrial;
  • Plásticos;
  • Manutenção e Suporte de Informática;
  • Meio Ambiente;
  • Manutenção Metro Ferroviário;
  • Telecomunicações;
  • Mecânica
  • Informática para Internet;
  • Gerência em Saúde;
  • Secretaria Escolar.

 

Ensino Fundamental e Formação Continuada FAETEC 2018

A formação continuada é uma modalidade de curso que permite a formação em curso profissionalizante concomitantemente com a formação escolar, a formação continuada é destinada a alunos que não concluíram o Ensino Médio e Fundamental na Idade Correta, junto com o curso de formação profissional são disponibilizadas matérias ou conteúdo do EJA Educação de Jovens e Adultos. A modalidade Formação Continuada deve ser oferecida em horário que o aluno possa conciliar os estudos de formação profissional com a Educação Básica.

A formação Subsequente nas unidades da FAETEC corresponde a formação técnica profissionalizante que só permite matriculas de alunos que tenham concluído o Ensino Médio, além dos cursos de formação subsequente a FAETEC está com vagas abertas para a conclusão do Ensino Fundamental e Médio na modalidade EJA de Jovens e Adultos.

 

Ensino Médio FAETEC 2018

A FAETEC também está com vagas abertas para o Ensino Médio, os alunos que ingressarem no Primeiro ano do Ensino Médio na FAETEC terão oportunidade de optarem por um curso técnico profissionalizante a partir do segundo ano ou no término do Ensino Médio e ingressarem no mercado de trabalho, para participar do processo seletivo para os cursos técnicos profissionalizante das Unidades FAETEC é necessário ter concluído o Ensino Fundamental, e ter no mínimo 16 anos de idade.

 

Requisitos FAETEC 2018

Os cursos Profissionalizantes Subsequentes são destinados a alunos que já concluíram o Ensino Médio e tem mais de 16 anos de idade, já os cursos de nível médio são destinados a alunos que optarem pela formação profissional, são destinados aqueles que já concluíram o Ensino Fundamental, o ingresso na formação profissional possibilita a oportunidade de participar de estágios e entrar o quanto antes no mercado de trabalho.

 

Requisitos Formação EJA FAETEC 2018

A formação EJA é destinada a alunos que não concluíram as etapas da Educação Básica na idade certa, podem ser oferecidos concomitantemente com a Formação Profissional desde que a escola ofereça a modalidade Formação Continuada e também base para que os alunos possam participar ou usufruir de materiais e salas do EJA Educação de Jovens e Adultos.

A formação EJA para o Ensino Médio é destinada a alunos a partir de 18 anos de idade, que já estão com atraso na Educação Básica. No Ensino Fundamental a idade de 16 anos para ingresso a partir da 5°série do Ensino Fundamental na Modalidade EJA de Formação de Jovens e Adultos é requisito necessário.

A Modalidade EJA de Educação de Jovens e Adultos é um Programa destinado a conclusão da Educação Básica em metade do tempo da Educação Básica Comum, o material conta com uma estruturação especial para a formação EJA Educação de Jovens e Adultos, além disso a estruturação do horário também é diferente são concluídas duas séries a cada semestre enquanto na educação comum isso corresponderia a um ano, os materiais do EJA estão estruturados para o Ensino Fundamental da seguinte maneira: 6° e 7°ano, 8°e 9°ano e Ensino Médio além desta estruturação também há uma escolha de conteúdos adequados a idade do aluno, com textos que focam a atualidade e Teorias Pedagógicas do Construtivismo e Paulo Freire.