Como consultar PIS PASEP: Passo a Passo

Como consultar PIS PASEP: Passo a Passo

Como consultar PIS PASEP: Passo a Passo ainda é uma grande dúvida. Para centenas de brasileiros, o número do PIS PASEP é apresentado apenas na hora de uma contratação. Mas o documento garante acesso a consulta de vários benefícios, um deles, por exemplo, o saldo das contas do Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço (FGTS). Para realizar o procedimento o trabalhador precisa apresentar o Número de Identificação Social (NIS), que também é mais conhecido como PIS/PASEP ou NIT. Confira as informações sobre o PIS PASEP.

Como consultar PIS PASEP Passo a Passo. (Imagem: Divulgação)

PIS PASEP

Como consultar o PIS PASEP: Passo a Passo. Confira! É muito simples. Há muita desinformação sobre o PIS 2018, Programa de Integração Social, do governo federal, por meio do INSS – Instituto Nacional de Seguridade Social. De responsabilidade da CEF – Caixa Econômica Federal, o documento que identifica o trabalhador brasileiro acumula diversos valores. Os recursos so PIS podem ser sacados ou revertidos em benefícios para os trabalhadores, mas são apenas aqueles contratados no regime CLT, ou seja, de acordo com a legislação trabalhista. A seguir, saiba como consultar o PIS PASEP e confira se há recursos armazenados para saque do benefício.

Como fazer a consulta do Pis Pasep?

Para consultar o extrato e saber se há valores a receber, o primeiro passo é ter acesso ao holerite ou contra-cheque. No extrato do FGTS, por exemplo, também é possível identificar o PIS por meio do Cartão Cidadão, na própria carteira de trabalho ou na página da Caixa Econômica Federal.

Quem pode receber? O PIS PASEP é pago ao trabalhador, empregado no regime CLT, com carteira de assinada, que está dentro da faixa de renda salarial de até dois salários mínimos, por mês. Para sacar o benefício, ainda é preciso que o trabalhador tenha exercido a atividade remunerada por, pelo menos, 30 dias. Mas atenção: O pagamento PIS 2018 não é voltado para os servidores públicos. A categoria de funcionários públicos recebe outro tipo de benefício, que também é parecido com o PIS, mas é conhecido como PASEP – Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público.

Para aqueles que são pagos por uma empresa pública e não privada, o recurso, portanto, recebe o nome de ara Pasep. A seguir, saiba como consultar o valor do PIS PASEP 2018.

Onde fazer a Consulta

A qualquer momento, o funcionário pode acessar a página do programa e consultar o valor acumulado pelo PIS, no Como consultar PIS PASEP: Passo a Passo. O valor do saque refere-se ao tempo de trabalho.

A consulta PIS PASEP 2018 pode ser feita também nas unidades credenciadas à Previdência Social, tais como lojas lotéricas, bem como agências autorizadas pela Caixa Econômica Federal. Mas para realizar o procedimento, é preciso ter, em mãos, o número de identificação social – NIS (PIS/PASEP).

Pela central de atendimento ao cidadão da Caixa, pelo telefone 0800 726 0207, é possível fazer a consulta do abono salarial. O atendimento é feito durante segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, ou aos sábados, das 10h ás 16h. A ligação é de graça.

O Pela internet, o é possível fazer a consulta por meio do site da CEF: http://www.caixa.gov.br/Paginas/home-caixa.aspx Basta apenas fazer um cadastro no site da Caixa Econômica Federal e, a seguir, com a senha, é possível ter acesso a pesquisa do benefício.

O valor PIS PASEP é referente ao tempo de trabalho. (Imagem: Divulgação)

 

NIS

O NIS nada mais é do que o número do PIS (Programa de Integração Social).O número dá acesso à consulta do benefício. O número do Programa de Integração Social é entregue às pessoas com o primeiro emprego. O NIS é gerado em uma base de dados do Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis). A base de dados concentra as informações de quem recebe os benefícios sociais como, como por exemplo, o Bolsa Família.

Passo a Passo Consulta PIS PASEP

Agora que já sabe para que serve o PIS PASEP 2018, o NIS e quem pode ter acesso ao benefício, confira os detalhes de Como consultar PIS PASEP: Passo a Passo. Saiba como fazer a consulta e passo a passo, em detalhes, do benefício.

Consulte o NIS para acesso ao PIS PASEP passo a passo. Confira!

Passo 1: Acesse o site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis), em https://cnisnet.inss.gov.br. Clique no campo “Inscrição”, no menu no canto esquerdo da página, na parte superior. Depois, clique sobre o termo e selecione o campo “Filiado”.

Passo 2: Agora, digite o nome completo do trabalhador, no campo na página registrado como “Nome de Filiado”. Preencha o nome completo de mãe. É importante ter atenção, pois o nome deve ser o mesmo que o escrito na carteira de trabalho, mesmo se estiver com grafia incorreta.

Passo 3: No campo CPF e sua data de nascimento, insira os dados correspondentes. No local “documentos complementares”, adicione o número do RG. Pronto! Finalize o procedimento.

Passo 4: Clique em “Continuar”. Confira se as informações estão corretas e confirme! As informações já serão enviadas para a base de dados do sistema. Não esqueça de anotar o número do NIT ou PIS/PASEP, indicado no final da mensagem. Esse é o número de identificação para conseguir acessar a consulta do PIS PASEP.

Confira o passo a passo para consultar PIS PASEP. (Imagem: Divulgação)

 

Consulta pela internet: PIS PASEP 2018

Para consultar o PIS, com o número de identificação, em mãos, é muito simples. Como consultar PIS PASEP: Passo a Passo:

– Acesse a página da CEF: http://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/pis/Paginas/default.aspx

– Preencha os campos: NIS (PIS/PASEP); Login utilizando o e-mail (sem pontos e sem hífen); Senha Internet. E Pronto! Se não tiver senha, faça o cadastro. A opção está no final dos campos indicados.

Consulte ainda o calendário de Pagamento do PIS 2018: https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01

Se você for servidor público, acesse a página do Banco do Brasil em http://www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial/setor-publico/governo-federal/gestao/gestao-de-recursos/pagamento-de-ordens-bancarias,-salarios-e-beneficios/pasep#/. Preencha os campos:

– Número de Inscrição do PASEP: Você pode ter sua Inscrição PASEP na Carteira de Trabalho ou CPF. Finalize a operação para ter acesso a consulta. Acesse ainda o Calendário de Pagamento do Abono salarial.

Conheça mais sobre o PIS 2018

Lembrando que o PIS PASE é um recurso depositado, mensalmente, pelas empresas para o governo federal. O valor depositado refere-se a cada empregado, são conhecidas como cotas vinculadas a conta do trabalhador.

O valor é armazenado em um fundo e recebe correções monetárias anualmente. O dinheiro pode ser usado pelo trabalhador, em caso de desemprego, invalidez, doença terminal, aposentados acima de 70 anos ou morte. Conheça mais sobre a consulta. Acesse o site do programa e saiba os detalhes da consultar PIS PASEP.