Carteira de Trabalho Digital: Como vai funcionar?

Carteira de Trabalho Digital: Como vai funcionar?

Carteira de Trabalho Digital: Como vai funcionar? É a novidade que vai facilitar bastante a vida do trabalhador. A versão digital que vai substituir o documento tradicional usado por milhares de trabalhadores no Brasil. A novidade é que facilita o acesso a dados importantes, que podem ser consultados, a qualquer momento, sempre que necessário, com o auxílio do celular. Confira, a seguir, mais informações sobre a Carteira de Trabalho Digital.

Carteira de Trabalho Digital Como vai funcionar? (Imagem: Divulgação)

Carteira de Trabalho Digital: Como vai funcionar? Confira!

A Carteira de Trabalho, na versão digital e oferecida por meio de um aplicativo gratuito, disponível nos sistemas Android e iOS. O documento, desenvolvido por meio de uma parceria entre o órgão e a Dataprev, funciona semelhante ao documento físico, mas com a facilidade de ser em formato digital.

A carteira de trabalho digital oferece a consulta dos dados do trabalhador online, assim como outros serviços variados. Confira, a seguir, mais informações sobre a Carteira de Trabalho Digital: Como vai funcionar?

Carteira de Trabalho Digital – Como funciona?

É muito simples solicitar a carteira de trabalho digital. Confira todas as informações. (Imagem: Divulgação)

Desde 21 de novembro, o trabalhador brasileiro tem a opção da Carteira de Trabalho Digital que traz informações sobre Qualificação Civil e de Contratos de Trabalho. A Carteira de Trabalh, agora, está disponível em um aplicativo móbile e poderá ser baixada em smartphones, que possuem sistemas Android ou IOS. O documento tem como objetivo funcionar como uma extensão do documento físico.

O principal objetivo da Carteira de Trabalho Digital é facilitar o dia a dia de milhões de trabalhadores que não precisam mais andar com o documento físico, já que a consulta digital sempre estará acessível.

Entre as informações que o documento digital fornece, destaque para as experiências profissionais registradas, durante a vida do trabalhador.

Mais funcionalidades…

Com a Carteira de Trabalho Digital, o trabalhador também poderá solicitar a primeira e a segunda vias da carteira de trabalho, na forma física. É importante ressaltar que a caderneta da Carteira de Trabalho física ainda continuará existindo e será o documento oficial do trabalhador.

Aplicativo

No aplicativo, a consulta do documento irá resultar em acesso a todas as informações presentes na carteira de trabalho em papel. Na Carteira de Trabalho Digital: Como vai funcionar?, há detalhes sobre as experiências profissionais, as atuais e as anteriores, bem como informações de datas de início e fim dos contratos, funções exercidas, entre outras.

O nome completo do trabalhador, informações sobre os documentos oficiais com foto, tais como RG, CPF, número do PIS, qualificações civis e contratos de trabalho. Tudo irá constar na Carteira de Trabalho Digital.

Serviços da Carteira de Trabalho Digital

Através do aplicativo você pode solicitar a primeira ou segunda via da sua carteira de trabalho. (Imagem: Divulgação)

Um dos principais serviços oferecidos pela Carteira de Trabalho Digital, que poderá ser acessado pela tela do celular, é a solicitação do 1ª e a 2ª via da carteira de trabalho física.

Para isso, as opções aparecem na terceira tela aberta, com o aplicativo instalado. O procedimento é simples, não é preciso da autenticação. Basta preencher a opção desejada, com o formulário de pré-cadastro válido por 30 dias, e se dirigir a um posto de atendimento, passo importante para validar as informações e formalizar o pedido do documento.

Posto de atendimento do Ministério do Trabalho

Para finalizar o serviço, é preciso seguir a um posto de atendimento do Ministério do Trabalho para validar as informações contidas no documento. Verifique, primeiro, se na unidade será preciso, antes, solicitar agendamento do serviço. Para verificar se o posto precisa de agendamento prévio, acesso as unidades mais próximas no link http://trabalho.gov.br/rede-de-atendimento

Lembrando que a solicitação também pode ser feita pela internet, se o trabalhador optar por não baixar o aplicativo pelo endereço: https://precadastroctps.trabalho.gov.br.

Como baixar o aplicativo?

Para ter acesso ao documento digital, bem com as informações disponíveis de forma eletrônica, o trabalhador deve encontrar o aplicativo “Carteira de Trabalho Digital”, na loja do telefone. O próximo passo é baixar a ferramenta.

Na sequência, aparecerá uma tela com quatro opções:

  • Entrar;
    Solicitar 1ª via;
    Solicitar 2ª via;
    Perguntas Frequentes.

Para ter acesso ao aplicativo, será preciso criar uma senha. Se o trabalhador tiver uma senha cadastrada no cidadão.br e Sine Fácil, será necessário apenas colocar a mesma senha. No caso de ter que cadastrar uma senha, basta clicar em “Primeiro Acesso no cidadão.br” ou em “Cadastre-se”. Depois, insira a senha e clique em “entrar”.

É importante também ler a política de privacidade, concordar e aceitar. Na sequência, o aplicativo irá solicitar CPF, senha e clicar novamente em “Entrar”.

Para concluir o acesso ao documento no seu smartphone será necessário informar dados pessoais (CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe, estado de nascimento. Se de nacionalidade estrangeira, escolha a opção “Não sou brasileiro”.

As informações serão validadas pelo Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis). No caso de estarem corretas, o trabalhador irá responder a um questionário com cinco perguntas a respeito do seu histórico laboral.

Validação da Carteira de Trabalho Digital

Para validar a carteira de trabalho digital é preciso ir a um Posto do Ministério do Trabalho. (Imagem: Divulgação)

Para instalar e validar o documento eletrônico no celular, é preciso ter em mãos a Carteira de Trabalho física. Isso porque o aplicativo irá pedir, ao menos, a resposta a cinco perguntas e o trabalhador terá de acertar, no mínimo quatro delas. Depois de validada as questões, o trabalhador irá receber uma senha temporária para ser trocada no primeiro acesso.

O usuário que não acertar as repostas, ainda terá uma segunda chance: 24 horas para uma nova tentativa. A outra alternativa é entrar em contato com a central 135, contato do INSS para auxílio.

Lembrando que o aplicativo da carteira de trabalho é de graça e funciona no Android e iPhone.

Mais informações sobre carteira de trabalho digital

As informações completas sobre a Carteira de Trabalho digital estão disponíveis em no site: Emprega Brasil.

Ainda para ter acesso à versão eletrônica do documento, não esqueça de baixar, no seu celular, o aplicativo app Carteira de Trabalho Digital, que está disponível gratuitamente nas lojas virtuais Google Play (Android) e App Store (iOS). Fique por dentro das facilidades do documento eletrônico e aproveite as dicas sobre Carteira de Trabalho Digital: Como vai funcionar?